Mais que uma tendência, Auditoria Preventiva é uma estratégia 

para alavancar resultados. Alguns estudos apontam que as empresas perdem em média 7 a 10% do faturamento global em fraudes. Segundo indicado pela Febraban, no primeiro semestre de 2011 as fraudes bancárias somaram cerca de R$ 685 milhões de reais, um aumento de 36% em relação ao ano anterior, com uma forte tendência de crescimento para os próximos anos.

Diante deste cenário se torna evidente a necessidade de um novo posicionamento das empresas é imprescindível que os administradores estejam preparados para uma atuação preventiva, que identifiquem irregularidades antes que elas aconteçam e que consigam corrigir ou limitar de forma efetiva as anomalias encontradas.
A Auditoria Preventiva surge como uma ferramenta de precaução, auxiliando aos gestores na implantação e conscientização de boas práticas e métodos, já implementados por algumas empresas, que auxiliam os profissionais a agir antecipadamente, evitando perdas e agregando assim resultados à seu negócio.


Confira abaixo algumas estratégias que têm contribuído a fortalecer este novo modelo de atuação.

- Gestão de Riscos: é uma prática bastante difusa, que tem conquistado maior atenção e espaço no organograma das empresas. O plano de auditoria, quando aliado – mas não condicionado - à matriz de riscos, pode orientar a atividade dos auditores, auxiliando-os a identificar os aspectos mais críticos e passíveis de maior controle, ou seja, as prioridades para a Auditoria. Desta forma a Auditoria Interna pode auxiliar na mitigação de riscos e limitação de perdas.

- Auditoria Contínua: ainda existe muito ceticismo quanto à eficácia desta prática, que consiste no controle constante, através de base de dados, análise estatística e de tendências para identificar possíveis irregularidades ou controles ineficazes. O grande desafio para as empresas que já implantaram e estão aprimorando esta técnica, está na melhoria dos sistemas de apoio e em uma melhor interpretação e aproveitamento dos dados gerados pelo sistema.

- CSA – Control Self Assessment: é um processo de auto-avaliação, no qual cada colaborador pondera e mede a eficácia dos controles existentes mediante questionários que são respondidos regularmente. Para que ofereça melhores resultados, esta ferramenta precisa ser precedida de um extensivo programa de treinamento e conscientização, além de estratégias de para implantar uma cultura de controles junto a todos os níveis organizacionais.